quinta-feira, 21 de junho de 2012

Final de junho tem... Festa Junina!


Prepare seu terno velho, chapéu e bigode; se for mulher, um vestido bem rodado e tranças, pois, sábado é dia de pular fogueira e dançar a quadrilha! Quentão, pipoca, casamento na roça e muita música animada! Mas, você sabe por que tanto se comemora o dia 24 de junho?

São João (ou João Batista), que nasceu no dia 24 de junho, ficou famoso por transmitir durante toda a sua vida a seguinte mensagem: “devemos  mudar nossos rumos para encontrar a luz”. O caminho para essa luz, que simboliza a sabedoria, envolve meditação e reflexão. Durante a festa junina, existe um costume cheio de simbologia: acender a fogueira! Ela representa a sabedoria, a luz interior e o calor do amor.

- Resumindo a história, a festa comemora o encontro do homem com a sabedoria/luz. Mas não pára por aí!

Outra tradição marcante é o Casamento na Roça. O noivo fujão, a noiva assanhada, o pai da noiva, o beato e muitos outros personagens; tudo com muita malícia e deboche, o sexo pré-nupcial e o machismo, juntando tudo temos a representação do casamento sertanejo. A encenação é montada para rir das verdades, preconceito e intimidades que rodeiam a união matrimonial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário